sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h em Ceres

Uma nova maneira de tratar casos de urgência. Esta é a proposta do Governo Federal com a implantação das Unidades não Hospitalares.
Ceres há muito tempo é tida como referência em saúde e este foi um dos fatores que motivou o Governo Federal a escolher Ceres para receber a primeira Unidade da UPA no Estado.
Como mais um sinal de desenvolvimento, a população de Ceres e região terá mais comodidade e segurança quanto a sua saúde.






No setor da saúde alguns pontos exigem atenção especial. É neste nível que se encontra o setor de Urgências, já que o aumento da demanda neste setor pode ser gerado por situações epidemiológicas da população. 
Uma das medidas mais coerentes para solução destes problemas é a descentralização do atendimento de urgências de baixa e média complexidade, diminuindo a sobrecarga dos hospitais de maior porte com a implantação e qualificação das Unidades Não Hospitalares de Atendimento às Urgências ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA).A UPA será um novo conceito funcional em termos de atendimento à população. Com implementações modernas e soluções práticas, Ceres será umas das primeiras cidades do Estado de Goiás a receber as instalações desta unidade, que será adequada e capacitada para atendimentos mais rápidos e qualitativos.
A proposta deste avanço é de unidades não hospitalares com funcionamento 24 horas, habilitadas a prestarem assistência de primeiro nível. Os casos que necessitarem de atendimentos específicos serão encaminhados, após uma triagem, para as unidades capacitadas para tratamento recomendado ao diagnóstico. A UPA também será provida de transporte para os casos mais graves, por meio do serviço de atendimento pré-hospitalar móvel. Para isso, a unidade de Ceres contará com o trabalho conjunto da unidade do SAMU, suas ambulâncias e profissionais.
O trabalho referencial, em conjunto com o Programa de Saúde da Família (PSF), permitirá a adequada inserção dos pacientes, não apenas na atividade curativa como também em atividades de promoção à saúde, que se utilizará da prevenção como forma de erradicação ou contenção dos males que podem afetar a saúde das pessoas.
São previstos vários benefícios referentes ao diagnóstico, triagem e tratamento de saúde no município e região com a implantação da Unidade de Pronto Atendimento. Atualmente a cidade de Ceres é responsável pelo atendimento de toda a região do Vale do São Patrício e de vários municípios da Região Norte do Estado.   Entre estes benefícios estão previstas consultas médicas em regime de pronto atendimento aos casos de menor gravidade, realização do primeiro atendimento e estabilização dos pacientes graves para que possam ser transferidos a serviços de maior porte, serviços médicos e de enfermagem, além de Raios-X, exames laboratoriais, eletrocardiograma e terapêutico.
Além de observação de pacientes por um período de até 24 horas para estabilização clínica, a unidade também fará encaminhamentos para internações dos pacientes e apoio de unidades móveis de atendimento. Cada equipe de saúde será composta por médico e enfermeiro em turnos de 24 horas para atendimento contínuo de clínica médica e clínica pediátrica, podendo ter a ampliação da equipe médica, contemplando as áreas de clínica cirúrgica, ortopedia e odontologia de urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário