quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cidadania se Constrói com Participação





Desde que me tornei vereador de Ceres, em primeiro de janeiro de 2009, temos, em todas as oportunidades, estimulado os cidadãos e cidadãs quanto à importância de suas participações nas atividades desenvolvidas tanto pela Câmara, quanto pelos demais Poderes constituídos e que não são nada mais, nada menos, que instrumentos a serviço do povo. Esta nossa insistência, se assim podemos dizer, se dá por entendermos que uma das formas mais sérias de dominação de um povo acontece quando os donos do poder submetem os indivíduos à incerteza, à insegurança e à ignorância. E que tal situação pode ser evitada quando estes indivíduos se informam, se organizam e participam buscando o conhecimento sobre seus direitos e deveres, se tornando mais capazes politicamente.Nessa perspectiva, ser capaz significa saber e poder fazer escolhas e atuá-las efetivamente, ampliando o leque de opções disponíveis para a sociedade. Ter o poder de influenciar sobre elas, sobretudo com capacidade de questionar a realidade.

A democracia fica em perigo quando os indivíduos e os grupos são incapazes de traduzir suas necessidades em ações coletivas.

A participação dos cidadãos e das cidadãs é como o amor, a liberdade, a amizade: tem que alimentar-se constantemente, porque senão se desgasta e terminar por acabar-se. A participação de todos na formulação e no controle das políticas públicas é essencial para a construção da verdadeira cidadania: deve ser, portanto, revigorada e estimulada sempre, como venho fazendo. 





Antonio Antunes de M. Filho 
antonioantunes@camaraceres.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário